Se você procura por Coleta de amostra de solo, você encontra no website da GR Engenharia, cote produtos com nossos profissionais e conheça a melhor referência em qualidade do mercado.
DETALHES DE COLETA DE AMOSTRA DE SOLO
A amostragem através da coleta de amostra de solo é de importância fundamental na avaliação e no controle da contaminação dos solos, não se constituindo unicamente na coleta da amostra de solo a serem analisadas, mas envolvendo desde o planejamento da amostragem até a interpretação dos dados que, posteriormente permitirão a tomada de decisões relativas às exigências de tratamento da área, caso esteja contaminada e o controle das fontes de contaminação.
A coleta de amostra de solo envolve um bom conhecimento do local e seu entorno, do problema em questão (origem ou fonte da contaminação, se química orgânica, inorgânica e biológica, etc.), a escolha dos pontos mais representativos e dos equipamentos mais adequados e os métodos de preservação das amostras. O objetivo da coleta de amostra de solo é obter um volume de solo suficiente para as análises a serem realizadas.
As amostragens através da coleta de amostra de solo deverão ser identificadas por um número ou sigla, local de coleta, data e hora. Para tanto, devem ser utilizados etiquetas e marcadores resistentes à água, ao manuseio e à estocagem. Registrar na ficha de coleta de amostra de solo informações sobre o local amostrado, em especial as coordenadas geográficas obtidas por meio de GPS, dados sobre o tipo da amostra, o amostrador utilizado, as condições do tempo, além dos dados inseridos nas etiquetas.
SAIBA MAIS SOBRE COLETA DE AMOSTRA DE SOLO
Dependendo do tipo de análises a serem realizadas, através da coleta de amostra de solo, os mesmos poderão ser acondicionados em vidros, frascos plásticos ou de polietileno de boca larga ou ainda em sacos plásticos. Os primeiros encarecem o processo de amostragem, mas certos tipos de compostos podem reagir com o plástico, impedindo que as amostras coletadas neste tipo de material sejam adequadas.
Para a coleta de amostra de solo, os frascos utilizados para o acondicionamento das amostras devem ser previamente tratados, para limpeza e descontaminação, com ácido nítrico 10% por 24hs e enxaguados cinco vezes com água deionizada.
Deve-se procurar sempre transportar do local da coleta da amostra de solo para o laboratório em recipientes, como caixas de isopor ou caixas térmicas, que as protejam de luz e do aumento de temperatura. Se o tempo necessário para a coleta e o transporte superarem algumas horas, o uso de gelo pode ser uma alternativa. Se o tempo for mais prolongado, passando de 12 horas, deve-se usar gelo seco com vedação total da caixa térmica ou caixa de isopor.