Galeria
VEJA ABAIXO COMO É FEITO A AMOSTRAGEM DE ÁGUA SUBTERRÂNEA BAIXA VAZÃO E QUAIS OS CRITÉRIOS A SEREM SEGUIDOS
O que é?
A amostragem de água subterrânea baixa vazão é um sistema de coleta de amostras de água subterrânea com fluxo ascendente reduzido e vazão variável, de maneira evitar a evaporação dos elementos voláteis por agitação, principalmente quando se deseja analisar estes compostos.
Para que serve?
A amostragem de água subterrânea baixa vazão serve para coletar amostras de água subterrânea, principalmente em poços de monitoramento, para serem encaminhadas ao laboratório para análises dos parâmetros diagnósticos de controle da poluição.
Onde se aplica?
A amostragem de água subterrânea baixa vazão se aplica no gerenciamento de áreas contaminadas tanto nas fazes de investigação, quanto nas fases de monitoramento ou no controle da eficiência da remedição de área. Muito utilizada em área industrial, postos de combustíveis e também no setor agrícola.
Como faz?
O sistema de amostragem de água subterrânea baixa vazão é composto de uma bomba bexiga, um sistema que opera com injeção de ar, podendo ser comprimido sem a presença de óleo ou com gás inerte de cilindro sem contato com o liquido bombeado.
Tem um controlador de ciclos e ajuste de pressão a qual permite estabelecer a vazão de coleta desejada para cada caso. A água coletada, antes de ser acondicionada em frascos fornecido pelo laboratório, passa por um conjunto de sensores Multiparâmetros e pode medir os parâmetros de qualidade de água, tais como o pH, ORP, condutividade, temperatura, resistividade e TDS, existem outros instrumentos que podem apresentar mais parâmetros de controle.
As amostras de água coletadas pela amostragem de água subterrânea baixa vazão serão acondicionamento em vidros fornecidos pelo laboratório, cada uma devidamente identificada e caracterizada em rótulo adesivo impermeável, posteriormente armazenadas e mantidas refrigeradas a cerca de 4º C em caixas térmicas, até chegarem ao laboratório que obrigatoriamente tem que ser credenciado junto ao INMETRO para a realização de amostragem de água subterrânea baixa vazão. Sempre são feitas amostras de água em duplicata, para verificação da qualidade do laboratório (estas amostras não estão identificadas para o laboratório), branco de campo, branco de equipamento e branco de transporte. Após a análise das amostras pelo laboratório, os resultados são emitidos e enviados para a Consultoria Ambiental, a qual é responsável por analisar os resultados e confeccionar o relatório final para o cliente, tendo como base este laudo da amostragem de água subterrânea baixa vazão. Além de outros aspectos adotados e observados no trabalho de campo.