Galeria
O MONITORAMENTO AMBIENTAL INDUSTRIAL É MUITO AMPLO. VEJA QUAL A NECESSIDADE DA SUA EMPRESA E CONVERSE COM A GENTE.
Monitoramento ambiental industrial é a observação na variável temporal (normalmente num período ou ciclo pré-determinado) se as condições físico-químicas, biológicas ou radiativas dos compartimentos que está sendo monitorado sofreram algum tipo de alteração.
Depois da implantação de medidas mitigadoras de engenharia ou institucionais, o acompanhamento para verificar a sua eficiência é realizado através do monitoramento ambiental industrial.
Para cada compartimento a ser monitorado em uma indústria, existe uma infinidade de técnicas, equipamento e ferramentas de análises a serem utilizadas, genericamente, para se ter apenas uma ideia, a seguir iremos relacionar os mais comuns utilizados no monitoramento ambiental industrial:
Monitoramento ambiental Industrial para emissões atmosféricas.
Podem ser monitorados os queimadores nas caldeiras ou a entrada de ar, podem ser monitoradas as emissões propriamente dita, com medições de MP, composição dos gases emitidos pela chaminé, monitoramento contínuo ou periódico, pode ser monitorado o material sedimentado através de medidores de partículas grosseiras no solo por grandes volumes (Hivol), pode ser monitorado a qualidade do solo quanto aos contaminantes depositados (depois de um estudo de dispersão atmosférica), ou até mesmo monitorar a qualidade da água subterrânea contaminada por lixiviação do contaminante depositado via aérea e/ou água superficial pelo mesmo motivo (deposição). Não só as caldeiras são responsáveis pelas emissões atmosféricas, filtros de mangas também contribuem muito.
Monitoramento ambiental Industrial para estação de tratamento de efluentes ETE
Monitora-se a entrada dos efluentes bruto, monitora-se as quantidades de reagentes utilizados no tratamento, monitora-se a qualidade e a quantidade de efluentes tratados na saída da ETE.
Monitoramento ambiental Industrial no processo
Considerando que muito destas emissões fugitivas (perdas) que ocorrem no processo produtivo são ou matérias-primas ou produtos acabados, estas emissões significam além do problema de poluição ambiental, perda da eficiência de produção (consumos e produção específicos alterados). Portanto, o monitoramento ambiental industrial junto ao processo produtivo tem dupla finalidade. E neste ponto que a engenharia de processo industrial, conservação de energia e meio ambiente se unem com um único objetivo e a GR Engenharia - Meio Ambiente tem condições técnicas de trabalhar nestas três disciplinas conjuntamente.
Monitoramento ambiental industrial é realizado também na geração, destinação, disposição e controle dos resíduos sólidos, monitoramento no aterro (interno) com realização de coleta de amostras de água subterrânea nos poços de monitoramento existente, monitoramento de áreas contaminadas com a realização de análises de água subterrânea, superficial e solo.
O monitoramento ambiental industrial também pode ser feito de maneira documental, na parte legal, no acompanhamento estatístico dos resultados, por exemplo, da qualidade da água subterrânea no processo de recuperação de área e assim por diante.
Portanto, monitoramento ambiental industrial é amplo e genérico, cada caso terá o seu procedimento ou metodologia de aplicação próprio. Nós da GR Engenharia - Meio Ambiente temos total condições de gerenciar este projeto de A à Z - consulte-nos.