Galeria
A INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL PRELIMINAR É A PRIMEIRA FASE DE INVESTIGAÇÃO DO MANUAL DE GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTMINADAS DA CETESB
O que é?
A investigação ambiental preliminar – também chamada de avaliação preliminar é a primeira fase do plano de gerenciamento de áreas contaminadas para determinação se uma área se encontra contaminação ou não.
Antes de iniciar propriamente a investigação do nível de contaminação de uma área, realiza-se esta investigação ambiental preliminar, ou avaliação preliminar.
A investigação ambiental preliminar, ou avaliação preliminar, através de descrição dos processos industriais, fluxogramas de processo, relação de matérias primas, produtos auxiliares e produtos finais, levantamentos documentais, registros históricos, consultas aos órgãos de controle ambiental, fotos aéreas históricas, e outras ferramentas de trabalho, tais como elaboração do modelo conceitual, de restringir ao mínimo a região interna da unidade industrial de investigação onde será possivelmente realizados as sondagens de solo para coleta e análise e a instalação de poços de monitoramento para coleta e análise de água subterrânea.
Portanto quanto maior for as informações disponíveis e levada ao conhecimento das consultorias, no caso a GR Engenharia – Meio Ambiente, melhor será a definição das áreas a serem investigadas.
Muito raramente o processo de investigação ambiental preliminar ou avaliação preliminar não indique a necessidade de ampliar a investigação, passando para a segunda fase (fase II) investigação ambiental confirmatória.
Para que serve?
A CETESB (estado de São Paulo) procurou apoio técnico e suporte financeiro viabilizado através de cooperação técnica com o governo da Alemanha, por meio de sua Sociedade de Cooperação Técnica (Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit, GTZ), desenvolvendo projeto específico dentro do tema Áreas Contaminadas com o objetivo de capacitar a instituição para sua atuação no gerenciamento dessas áreas.
Estes procedimentos estabelecidos no manual de gerenciamento de áreas contaminadas onde está inserida a investigação ambiental preliminar, ou avaliação preliminar ajuda a levar a um diagnóstico eficiente e eficaz de contaminação de área aplicando mínimo e necessário recursos financeiros, pois tira da linha de investigação áreas que no passado eram investigadas por não aplicada esta metodologia.
Onde se aplica?
A investigação ambiental preliminar, ou avaliação preliminar é realizada onde existe uma suspeita de contaminação, ou em área que necessita alterar o uso e ocupação do solo de industrial para residencial, ou por atitude de pró-atividade dos empresários ou na sua grande maioria por exigência do órgão fiscalizados.
Como faz?
Esta investigação ambiental preliminar, ou avaliação preliminar é realizada tendo como referência todos os itens constantes no manual de gerenciamento de área contaminadas no caso do estado de São Paulo, ou em outros manuais dos órgãos estaduais que elaboraram o seu próprio manual, ou por último aos estados que não o fizeram, se utiliza o estabelecido no CONAMA 420/13, que no fundo todos levam ao mesmo resultado.